Área focal e ponto focal

de Eduardo Seiti

O saber é essencial. Saber reproduzir uma peça de balão é relativamente simples para quem tem uma pequena noção de visão espacial. Também é fácil modificar o mesmo projeto apenas trocando a cor. Mais fácil ainda se tiver o projeto em mãos.

Freqüentemente deparo com um tipo de pergunta quando se interessam nos meus cursos: “Que peças você vai mostrar no seu curso? Arco Íris e árvore eu já sei fazer, quero aprender algo diferente”. A minha resposta sempre é: “Como o curso é de decoração, acredito que não interessa o que vai ser montado, mas como aplicar as peças em um contexto da decoração com balões conforme a necessidade do seu cliente.

Decoração me parece uma atividade muito diferente de apenas copiar, e sim de saber criar com harmonia, saber as funções, atender ao sonho do seu cliente, etc. Aqui gostaria de escrever um pouco sobre algumas técnicas de decoração, que nada tem a ver com passo a passo de uma peça.

Decoração é realizar o sonho do cliente, já tive a oportunidade de escrever sobre este tema (clique aqui para ler o texto sobre “vendendo sonho”). Hoje vou descrever sobre dois assuntos. “Área Focal” e “Ponto Focal”.

Área focal é a área a ser decorada que deve ser o principal foco de interesse. Isto se refere a uma área inteira, não apenas no objeto, ou irá ocorrer o isolamento. A área focal terá contrapartida de valores, de intensidades, texturas e muitos detalhes. Esta é a área da decoração que irá direcionar a atenção do espectador. Os elementos são apoios que chamam a atenção para a área focal. Neste caso é bom lembrar que o balão normalmente tem a função de apoio como elemento, não como ponto focal. Entretanto peças que só utilizam balões como centros de mesa, a área focal pode ser definida como a mesa dos convidados, e o centro de mesa é o ponto focal. Mesmo olhando apenas o centro de mesa de balão, deve existir um ponto focal, mantendo a unidade dos elementos que reforçam este ponto focal. No exemplo abaixo, o olhar se dirige ao balão metalizado da Barbie. Os demais elementos estão para reforçar este ponto focal.

Neste outro exemplo abaixo, existem tantos pontos de interesse competindo que não dá para saber que o balão do homem aranha deveria ser o ponto focal. Aqui podemos verificar que esta beleza leva a confusão no olhar e não consegue dar de imediato o que o designer quis passar.

Ponto Focal é algo que atrai imediata ou rapidamente olhar em um espaço. No exemplo da foto abaixo, no primeiro olhar leva a ver o navio pirata. Os demais elementos, inclusive os balões tem, a única função de complementar e reforçar o ponto focal. Fazendo isso, a imagem fica extremamente agradável e harmonioso.

Como grande parte dos decoradores de balões trabalha com festas, um erro muito comum ocorre quando se utiliza os balões para competir com o ponto focal. Em uma festa a mesa decorada deveria ser sempre o ponto focal, ou seja, o ponto de interesse de um cenário. Sendo assim, os balões não poderiam competir. É muito importante saber quais as cores que a mesa é composta para que se mantenha a unidade. As peças devem ser simples ou no mínimo com cores que não atraiam mais atenção que a mesa. Melhor evitar criar movimento com ritmo ou linhas fortes para fora do campo de visão do ponto focal. Ajudaria se as linhas (se forem utilizadas) apontassem para a mesa decorada. É muito comum colocar peças como bonecos, ou peças com muitos balões 260 na forma de espiral em quantidade que ofuscam de forma negativa o ponto focal. Se isso ocorrer, é melhor retira-los para que não ocorra a perda do foco. A melhor técnica para decorar mesa decorada com balões é a guirlanda simples e sem desenho. O desenho da guirlanda em espiral, por exemplo, pode causar confusão na visualização da mesa.
Em uma decoração de concessionária, o ponto focal normalmente é um carro (ou vários carros). Qualquer peça que distraia o olhar poderá causar redução da venda de carros. O decorador de balões pode trabalhar para reforçar este ponto focal, utilizando balões com cores neutras que ajude a contrastar o carro. Figuras como bonecos, dragões, imitação de carros, nem pensar.

Penso que quanto mais decoradores de balões tiverem noção sobre este ofício, mais seremos solicitados. Sei que é difícil pedir para que deixe de fazer arte e faça decoração, entretanto o que consola é que os maiores decoradores de São Paulo (onde moro) tem estas noções, e fazem deste mercado local um dos maiores centros de geração de trabalhos com balões, competindo de igual com outros decoradores que utilizam outros materiais como tecido e flores.

Voltar à lista de Bate Papo