Corre risco de faltar balão no mercado


O mercado de balões sofre o mesmo problema dos alimentos. Com aumento no consumo de commodities, vários produtos não conseguem atender a demanda. O látex é um produto que demora para ser produzido e por este motivo vai demorar para que o mercado se regularize. Já houve 2 aumentos nos preços dos balões este ano, e outros podem surgir em breve. O fato é que as indústrias podem passar a ter falta deste produto. O látex é produzido em quantidade insuficiente no Brasil, e a maior parte vem da Malásia, país que levou a seringueira do Brasil para ser hoje o maior produtor mundial deste commoditie.

O que segura o preço é a queda do dolar e a valorização do real. Não se sabe até quanto este momento favorável vai durar. O melhor é se preparar para qualquer crise no mercado.

Bom para quem importa insumos para a fabricação de balões, é um péssimo momento para quem depende da exportação de balões. Mesmo assim, os balões nacionais dominam o mercado brasileiro e não se sentem ameaçados pelos balões importados, que hoje sofre por não ter uma boa estrutura de distribuição.

O látex é um produto da seringueira, e a colheita depende do período da chuva.

Colheita do látex

O Látex vem em barril ou em tanques.

Barril de látex

Outro modelo de barril de látex

Modelo de tanque

Tanque na Malásia

As indústrias que possuem estrutura para receber estes tanques, recebem um látex de melhor qualidade. Hoje existem apenas 3 indústrias de balões que investiram neste tipo de tecnologia.

Além da produção de balões, o látex é largamente utilizado na fabricação de luvas e pneus

Luvas

Os maiores decoradores trabalham com estoque de balões, com quantidades que variam de 100.000 balões à 400.000 balões, suficiente para atender 1 mês de trabalho. Falta de balões é prejuízo para os decoradores, e o pior período está para vir, antes de novembro, momento de grande consumo de balões e ao mesmo tempo de falta de látex. Algumas das soluções para as indústrias pode adotar para reduzir o problema de falta de látex é diminuir a quantidades de cores e modelos para diminuir o estoque, opção que ainda está descartada.

O lucro dos fabricantes de balões tem reduzido drasticamente nos últimos anos por conta de baixos preços do produto. Principalmente dos balões de combate (6.5” e 7”) que representam algo como 90% do mercado de balões. O que reforça ainda mais a necessidade de aumento dos preços.

Os balões ainda estão baratos, boa época para estoca-los, principalmente as cores principais, como branco, vermelho, verde. Além de prata e dourado, que devem faltar no fim do ano. A previsão é de aumentos sucessivos até novembro. Os balões acondicionados em caixas fechadas podem durar até 2 anos.

Voltar à lista de Notícias