Trágico fim do padre Adelir de Carli

Para ajudar necessitados, o padre Adelir de Carli tentou quebrar o record mundial de permanencia no ar por mais de 20 horas com balões com gás hélio. No momento da subida estava chovendo, sinalizando perigo. Apesar das recomendações, o padre Adelir de Carli assumiu o risco e deu início à aventura assim mesmo.

Com o trágico fim ao confirmar que era ele mesmo o corpo encontrado no Rio de Janeiro, acaba esta aventura de forma inesperada.

O ESBD lamenta este triste fim. Mas entende bem o que é tentar realizar um sonho. Com a ajuda de várias empresas, esta foi a segunda tentativa de sobrevoo no Brasil. ESBD espera que continuem estas iniciativas, porém com mais segurança.

Balões encontrados pela aeronáutica

O padre levava equipamento de GPS e celular

Momento da subida

O Vôo mais famoso feito pelo americano Larry Walters em 1982, seguiu também de riscos. Ele utilizou 42 balões meteorológicos e imaginava subir alguns metros. Entretanto acabou subindo à 16.000 pés, equivalente à 4,8 Km de altura, onde o ar é rarefeito e a temperatura chega a -25 graus celsius. Neste Vôo ele quase morreu por não estar preparado.

Larry Walters

Este site ensina como praticar com segurança este esporte

www.clusterballoon.org

Mostra com detalhe como preparar a subida e também como navegar. Hoje é até seguro sobrevoar com os balões de hélio.

Enchendo os balões

Preparativo

Teste antes da subida

Detalhe da amarração

Voo seguro

Um artigo do portal UOL fala sobre transformar esta atividade em esporte


Presidente da Associação Brasileira de Vôo Livre, Luiz Carlos Laghi Filho acredita que o vôo com balões de festa, experiência realizada pelo padre Adelir de Carli no último domingo, pode virar uma prática esportiva. "Agora, vai ter um monte de maluco querendo fazer. As pessoas vão inventando, inovando e é capaz de virar esporte", disse.

A opinião não é compartilhada pelo presidente da Confederação Brasileira de Balonismo, Leonel Brites. "Isso é uma aventura, não tem condições de ser esporte. Não acredito por ser algo muito irregular", opinou.

Divididos na questão do esporte, os dirigentes concordam que a aventura do padre pode atrair novos praticantes, embora envolva muitos riscos. "A nossa preocupação hoje é que no rastro de toda a publicidade, novos indivíduos queiram tentar. É de fácil acesso e, mesmo com o resultado negativo, o risco atrai", finaliza Brites.

O ESBD tem a opinião que a iniciativa do padre foi feita para realizar um sonho. Apesar que alguns erros, é a primeira tentativa real no Brasil. Tomara que gerem mais ações como estas, e de certa forma dando início ao sonho do padre De Carli. Esta ação teve uma grande divulgação da mídia, e talvez ajude a alcançar o objetivo que o padre desejava. No site americano de notícias, CNN, e outros de todo o mundo cobriu com destaque este acontecimento.

Voltar à lista de Notícias