Entrevista : Evelise, mais conhecida como Eve (em inglês Ivy), instrutora de balões nos Estados Unidos, conta um pouco da sua vida.

Evelise Antonello Dionizio, CBA, casada, 48 anos, nasceu na cidade de Mafra em Santa Catarina. Atualmente mora em Coconut Creek - Florida - Estados Unidos. Tem um filho de 17 anos e é graduada em Administração de empresas, com habilitação para comércio exterior.

Usando a determinação como palavra chave para as suas conquistas e para realizar sonhos. A 5 anos nos Estados Unidos, realizou muitas conquistas, conheceu pessoas maravilhosas como a sua sócia Silvia Santos, onde juntas abriram a primeira loja de artigos de festa para brasileiros, loja esta localizada na cidade de Pompano Beach, no sul da Flórida, em busca do sonho americano. Formada em administração de empresas, trabalhou muitos anos em uma estatal. Quando esta foi privatizada, resolveu investir na área de festas, e com isso conheceu a arte com balões. Isto foi a 10 anos atrás. Participou de cursos nesta área, principalmente dos SIAB´s, que foi organizada pela Rica Festas. Já nos Estados Unidos, notou a diferença com o mercado brasileiro. Foi a pioneira nos cursos com balões para brasileiros, formando profissionais e recebendo um grande respeito do mercado. Continua fazendo o possível para corresponder à esta confiança aprimorando cada dia o seu conhecimento em Arte com Balões.

ESBD - Eve, como a crise esta afetando os brazucas nos EUA. Tem gente perdendo
emprego?
EVE - Com certeza, a crise americana afetou o mundo, e como em todos os lugares, quem sofre e a classe média, os pobres continuam pobres e os ricos, digamos, perdem um pouco, mas a classe média esta sim está sentindo. Os brasileiros procuram se adaptar a esta realidade, claro não e fácil, muitos tiveram que procurar outros meios de sobreviver, buscando diferentes campos de trabalho.

ESBD - O mercado de festas e balões nos EUA foi afetado com a crise?
EVE - O que aconteceu foi uma parada momentânea, mas esta é uma área onde sempre existe um mercado, pois independente da crise as pessoas procuram fugir um pouco da tristeza para alegrar estes períodos difíceis, e nas festas que o povo busca um pouco de alegria.

ESBD - Normalmente um presidente republicano sempre foi melhor que um democrata, entretanto nunca vi um presidente democrata tão popular no Brasil. O que você acha disso?
EVE - A vitória de Barack Obama valoriza a luta de todos aqueles que acreditam e defendem a democracia como o melhor instrumento para realizar a travessia do medo para a esperança. Com certeza Obama tem pela frente um grande desafio tanto dentro dos EUA como para com os países que dependem do seu equilíbrio. Obama é a esperança de mudança, do sonho sonhado por muitos e juntos, venceu o diálogo, a juventude, a renovação política, sendo assim creio que isto fez a popularidade dele. Apesar dos EUA ser conservador, a desastrosa administração Bush fez com que Barack Obama chegasse ao poder, o desafio vai ser grande, mas as esperanças estão depositadas e creio que ele conseguira reverter a situação. Quanto aos governos, sempre houve um equilíbrio entre as duas correntes, alternância entre bons presidentes democratas e republicanos.

ESBD - O que voce faz nos EUA?
EVE - Vim, como todo imigrante, atrás do sonho americano, é um país de muitas oportunidades, por mais que muitos digam não ser mais o mesmo ele continua sendo uma grande potência. Como todo imigrante já fiz de tudo um pouco, fui “nanny” durante 4 anos de um adoravel menino indiano, e hoje possuo a primeira loja brasileira da costa leste com artigos de festa. Este sonho foi concretizado com o apoio de Silvia Santos, minha sócia, uma pessoa determinada e lutadora, unimos as forcas e aqui estamos.

ESBD - Como éh o mercado de cursos nos EUA?
EVE - Meus cursos são voltados para a comunidade brasileira, onde temos um grande contigente. E um mercado bom, sempre buscando novidades, como possuo uma loja de artigos de festa, procuro oferecer mais este nicho a comunidade. No momento, devido a crise, está um pouco parado, mas com certeza quando passar quem estiver qualificado sairá a frente.

ESBD - Voce conhece praticamente todos os grandes instrutores americanos, quais voce se identifica mais?
EVE - Isto foi uma das grandes alegrias que tive, participar de Seminários e conhecer todos os “grandes” é algo maravilhoso. A grande maioria dos decoradores estão mais voltados à área de twist (nao redondos), e assim conheci pessoas como Marvin Hardy , Treb Henning, Alberto Falcone, Ed Chee, Rie Hosakai entre outros . Mas minha maior identificaçãoo nesta área foi com duas maravilhosas decoradoras, Linda Bruce e Jan Iiams.

ESBD - Quando um arco é cobrado nos EUA?
EVE - O uso do gás hélio sempre foi muito forte, atualmente com as reservas acabando, o americano esta usando a decoração tradicional nos arcos. Mas como todo lugar existe variação de região para região, mas vamos colocar que em media um arco tradicional de 6 metros sai em torno de $ 160.00.

ESBD - Com o dolar valorizado em relacao ao real, não fica mais interessante trabalhar com baloes nos EUA?
EVE - Não muda em nada, pois todo o material na área de balões compramos aqui, portanto usamos a realidade daqui, alguns erroneamente convertem o valor cobrado em dólares para o real, mas esquecendo que se ganhamos em dolar gastamos na mesma moeda. Trabalhar com balões é interessante em qualquer pais desde que você procure encarar como uma profissão e assim buscado especializações na área e assim saindo a frente da concorrência.

ESBD - O que você recomenda para uma pessoa que deseja iniciar no mercado de balões nos EUA?
EVE - Como toda profissão você deve se especializar, investir, aprender. Tenho nesta arte o maior respeito e procuro agir com a ética necessária, e isso creio ser o primeiro passo para o início. Procurar bons cursos, conhecer os profissionais da área, pesquisar, criar, mesmo que seja variações sobre o mesmo tema, o importante e sempre estar a par do que acontece neste universo.

ESBD - Voce pretende voltar para o Brasil?
EVE - Com certeza, seja a passeio ou quem sabe num futuro buscar no meu país o refúgio para uma maravilhosa aposentadoria, mas tenho algum tempo ainda, e vou ficando pelas terras do Tio Sam.

Jogo rápido

Uma comida americana – Mushed potato
Uma comida brasileira - Feijoada
Barack Houssen Obama – A esperança
Qualatex – The best
Betallic – Otima opção
Um filme – Em algum lugar do passado
Uma musica – Linda (Caetano Velozo)


Evelise, seu marido Manoel e Silvia (socia)
Eve e Silvia, recebendo premio de reconhecimento pela decoracao realizada para a International Police Association da Florida – USA

Eve, Daltevir (Riberball) e Silvia, em sua loja na cidade de Pompano Beach – Florida – USA

Ensinar um prazer

Com Linda Bruce e Patty Sorrel

Os brasileiros no Balloon Camp – Las Vegas-2008

Com seu filho Matheus em Boston-USA

Seminario Twist and Shout – Boston – 2007

Alguns trabalhos


Voltar à lista de entrevistas

Clique na foto para ampliar.

 

Evelise, seu marido Manoel e Silvia (socia)

Eve e Silvia, recebendo premio de reconhecimento pela decoracao realizada para a International Police Association da Florida – USA

Eve, Daltevir (Riberball) e Silvia, em sua loja na cidade de Pompano Beach – Florida – USA

Ensinar um prazer

Com Linda Bruce e Patty Sorrel

Os brasileiros no Balloon Camp – Las Vegas-2008

Com seu filho Matheus em Boston-USA

Seminario Twist and Shout – Boston – 2007

Trabalho da Eve

Trabalho da Eve

Trabalho da Eve

Trabalho da Eve

Trabalho da Eve