Entrevista : Regina dos Anjos - Instrutora, decoradora, pescadora e grande amiga dos amantes do balão, fala um pouco com o ESBD


Regina dos Anjos, formada em administração de empresas, ciências contábeis e designer floral; 12 anos trabalhando com balões, é proprietária da Victória Balões - empresa especializada em decoração com balões, tecido, flores e distribuição de balões e acessórios.

Conquistou vários prêmios nacionais e internacionais, dentre eles :

  • Título de "Designer do ano de 2007" no congresso Cosuag em Buenos Aires - Argentina
  • Na Argentina, primeiro lugar em centro de mesa, delivery, escultura gigante e 260 pela Qualatex em 2007
  • Terceiro lugar em Delivery pela Qualatex em 2004
  • 2 prêmios de segunda colocação em centro de mesa e Escultura gigante pela Qualatex em 2002

ESBD - Como é trabalhar com balões e outros materiais como tecido e flores?
Regina dos Anjos -.Eu acho que eles se complementam. Frequentemente os meus clientes em eventos como 15 anos, casamento e eventos corporativos, pedem além do balão, elementos com tecido e flores. Por exemplo, em um canto eu posso criar um cortinado para deixar o ambiente mais aconchegante, dando um toque que o balão não consegue dar. Em alguns eventos flores é indispensável. Sendo um fornecedor de todos estes serviços, o meu cliente pode contar com apenas com os préstimos da Victoria Balões.

ESBD - Trabalhar com balões é bem complicado, não é muito complicado ter uma equipe com tantas especialidades? Qual o seu segredo?
Regina dos Anjos -.Flores só eu que faço. A minha equipe consegue montar balões e tecidos, desde que eu forneça o projeto. Trabalhar com tecido não é tão difícil, mas flores exige um conhecimento muito maior. Quando o volume da decoração com flores é grande, eu contrato floristas para permitir atender estes clientes especiais, e fico livre para coordenar.

ESBD - Tem alguma dica para quem for trabalhar com flores?
Regina dos Anjos -.Hoje, a tendência é vender arranjos com flores com vaso. São mais fáceis e vendem muito. No mercado existem vasos com design fantástico, que só com este vaso o impacto é muito grande. Existem vasos com texturas, formas e transparências que antendem ao gosto do meu cliente. Hoje uso menos arranjos com florais do que antes. As flores precisam ser frescas e nobres.

ESBD - Você vai participar do Ideias Gigantes 5?
Regina dos Anjos -.Faço parte da comissão de organização, como coordenadora de staff, ou seja, administro a equipe que irá trabalhar nos bastidores. Também estarei com um stand na feira vendendo produtos necessários para um decorador de balão. No primeiro dia, como responsável de uma equipe de voluntários, desenvolvi um projeto para que os participantes do IG5 possam ter a oportunidade de assistir uma das aula de Hands on.

ESBD - Qual a sua perspectiva no mercado de balões em 2009? A crise vai pegar os decorades?
Regina dos Anjos - Os eventos já programados serão realizados, porém acredito que deve diminuir em volume. As festas como 15 anos, 1 ano, batizado, bar mitzva, casamento, formatura, são eventos que não tem como adiar. Provavelmente são os eventos que não serão tão afetados. Os outros eventos devem diminuir sensivelmente.

ESBD - O que você aconselha a uma pessoa que deseja entrar no mercado de balões?
Regina dos Anjos -.Primeiro fazer um curso, de preferência com profissional habilitado, e indico ESBD. Depois ver muitas fotos, alimentar a mente para aguçar a criatividade, manter a ética, e procurar crescer sempre.

ESBD - Com a possiblidade de faltar gás hélio, na sua opinião, o que o decorador poderia usar como substituto?
Regina dos Anjos - Primeiro sentar e chorar bastante. Para quem não usa o gás hélio no seu dia a dia, procure continuar assim. Com criatividade, podemos tentar mudar a forma da decoração para substituir o gás hélio, como por exemplo, usar bases e estrutura para centro de mesa, usar pontos de amarração para pendurar e simular balões flutuando, usar o link que é uma boa pedida, amarrando o bico no nylon como se fosse um varal.

ESBD - Como cobrar para ganhar?
Regina dos Anjos -.A velha história. Primeiro saber quanto custa para poder saber quanto cobrar. Eu utilizo planilhas de cálculo para cada tipo de serviço.

ESBD -Quai é o seu carro chefe?
Regina dos Anjos - Balões com gás hélio. Na maioria dos casos, os meus trabalhos precisam de apenas uma pessoa para executar um serviço com gás hélio. As vendas são frequentes, não precisa de projeto, e a venda é mais fácil por que o cliente já sabe o que pedir e recebe o que esperava. O custo para vender é baixo, apesar do gás ser um item mais caro.

Voltar à lista de entrevistas

Clique na foto para ampliar.