_________Clique no logo para ver os produtos Betallic
Entrevista : Jan Iiams – Instrutora da Betallic
Jan Iians, CBA, tem 20 anos de experiência em educação dedicada para as indústrias de presentes, flores e balões.Conhecida pelos brasileiros, hoje trabalha na área de ensino na Betallic, uma indústria de balões nos Estados Unidos. Também cria projetos como a ESBD na forma de passo a passo e acompanha os trabalhos dos decoradores
ESBD - O que você faz exatamente hoje?
Jan Iiams - Nossa, sou uma pessoa muito ocupada nos dias de hoje! Meu trabalho com a Betallic é focado primordialmente no mercado de balões de latex - tanto para decoradores como para animadores.
Venho desenvolvendo um trabalhando de treinamento no website criando designs com projetos para decoração on-line e acompanhando o trabalho de outros artistas inspiradores.
Nós mostramos seus maravilhosos trabalhos e eu os ajudo a formatar o passo-a-passo para ensinar a outros como recriar seus designs. As pessoas adoram o ensino on-line. Agora estamos nos preparando para fazer o mesmo para satisfazer as necessidades dos animadores da mesma forma que fizemos com os decoradores – o que é simplesmente fascinante.
Ainda dou aulas regularmente, e gosto em particular dos seminários internacionais. Ou seja, tenho o melhor dos dois mundos!
ESBD - Você já participou de várias equipes de empresas na área de ensino, isto te trouxe muita experiência?
Jan Iiams - Sem dúvida! Gosto de compartilhar minha experiência em outros países, mas o melhor de tudo, aonde quer que eu vá, são as novidades que aprendo e que podem ser compartilhadas com outros profissionais.
Cor é uma das mais importantes e lindas formas de provocar admiração e emoção no trabalho com balões. Vendo como os australianos e meus amigos dos países da América do Sul utilizam as tonalidades mais vibrantes fez mudar a forma como “vejo”as opções de decoração. Agora eu compartilho este amor pelo uso de cores fortes com aqueles que tipicamente oferecem uma variedade mais suave em seus repertórios de designs e projetos. Quando as pessoas experimentam a beleza das cores em sua forma mais rica e vibrante, isso faz com que um simples design pareça uma grande novidade, atiça a criatividade no artista (designer) e provoca um frisson em seus clientes.
ESBD - Qual o seu conselho para quem está começando a decorar com balões?
Jan Iiams - Treinamento – cursos e mais cursos de aperfeiçoamento!
Hoje existem tantas oportunidades maravilhosas para se aprender que fica mais fácil para o novo decorador se tornar um profissional competente muito mais rápido. Seminários são maravilhosos e eu os recomendo.
Mas para aqueles que não possam participar de cursos regularmente, existe o treinamento on-line de qualidade. Os websites da Betallic, Conwin, Hi-float, Click-Click (e de pessoas criativas como o Seiti que estão sempre dispostos a compartilhar seu conhecimento on-line) estão ao alcance para qualquer um que queira dedicar seu tempo para aprender (www.conwinonline.com, www.hi-float.com, www.magmover.com)
ESBD - Que importância você dá para o uso de ferramentas corretas?
Jan Iiams - Extremamente importante. Infladores automáticos do tipo “precision inflators” são simplesmente a melhor maneira para se ganhar mais dinheiro e para fazer a decoração ficar mais profissional e consistente.
Embora o equipamento seja caro, é um investimento a longo prazo para seu negócio assim como a máquina de costura seria para uma costureira.
Quão difícil seria ganhar a vida como alfaiate tendo somente agulha e linha?
Equipamento top de linha significa que sua decoração vai ficar / parecer top de linha também.
Eu ainda diria que considero os balões uma importante “ferramenta”. Lindos balões de qualidade semelhantes aos da marca que represento (Betallatex / Sempertex) também são importantes para os decoradores. Acessórios bonitos e uma caixa de ferramentas simples, mas contendo todo o material necessário para a decoração, também são vitais no local do trabalho.
ESBD - Quando visitou o Brasil, o que achou da nossa recepção?
Jan Iiams - Minha impressão da receptividade brasileira é assim como “u-lá-lá!”
Adoro a paixão dos brasileiros pelo seu trabalho e pelos seus companheiros decoradores, família e amigos. Tenho boas lembranças de amigos que fiz e que ainda mantenho dos tempos em que tive o privilégio de dar cursos no Brasil.
ESBD - Qual país da América Latina você consideraria forte na arte com balões?
Jan Iiams - Eu realmente penso que o Brasil é o líder dos países na América Latina devido aos decoradores/artistas que demonstram ter mais experiência e criatividade em nossa indústria. Alguns dos mais bonitos trabalhos em competições onde fui jurada no mundo todo têm sido do Brasil. Bravo!
ESBD - O velho continente Europeu parece que está renascendo com os balões. Você acha que os americanos estão perdendo o domínio na técnica?
Jan Iiams - Parece que o mercado americano não está crescendo com a mesma velocidade que na última década. Entretanto, a Europa que estava bem atrás dos Estados Unidos por um longo tempo continua a demonstrar um forte crescimento. Entretanto, eu ainda penso que a América continua a oferecer mais oportunidades de treinamento. Na parte de animação, evoluiu numa forma artística fantástica muito além das simples figuras que foram populares por tanto tempo.
Eu vejo uma tendência maravilhosa na decoração que estou adotando que é mais uma mistura de técnicas do mundo de balões redondos e não-redondos.
Lucratividade, criatividade e novas técnicas estão acentuando os negócios de design com balões aqui.
ESBD - Além da Europa, o oriente também está crescendo muito mais que os U.S. É uma cultura americana que está se espalhando ao mundo que nem é cristão. O que você acha dos orientais criando grandes designs até de Natal
Jan Iiams - Penso que existe uma influência dos Estados Unidos que nosso marketing abriu espaço na moda, na decoração de interiores (interior design), e na indústria floral e que agora se misturou na decoração com balões. Artistas orientais são tão incrivelmente talentosos e trazem suas técnicas especiais para o mundo que penso que é muito divertido para nós observarmos como eles interpretam designs que têm sido considerados tradicionalmente ocidentais.
Um jogo rápido :
· Uma empresa de balão : Betallic Balloons
· Uma empresa de acessório para balões : Clik-Clik
· Um País : Australia
· Um decorador de balão : Rie Hosaki
· Uma música : Money do Pink Floyd
· Um filme : “Strictly Ballroom”(no Brasil “Vem dançar comigo”)
· Um hobby : Cozinhar
Voltar à lista de entrevistas
Clique na foto para ampliar