Entrevista : Marta Angel – A nossa correspondente da Europa fala um pouco da sua aventura em terras Lusitanas.


Marta Angélica Bedê ou simplesmente Marta Angel, pernambucana (ninguém diz!) com sotaque carioca, 40 anos, casada (com brasileiro!), 2 enteados e 3 filhos de 4 patas (2 poodles e 1 gato). Veio ao Brasil para assistir a um dos cursos do ESBD em 2007.
Veja a entrevista com exclusividade que concedeu à ESBD :

ESBD - O que fazia antes de se mudar para Portugal e como foi parar em terras lusas?
Marta Angel - Sou professora de Educação Física formada pela UERJ e antes de vir para Portugal trabalhava como professora de musculação e personal training no Rio de Janeiro.
Meu marido recebeu uma proposta de trabalho de amigos brasileiros com uma empresa em Portugal e junto decidimos nos mudar e tentar vida nova fora de nosso país.

ESBD - Como é sua vida profissional em Portugal e como iniciou na arte dos balões?
Marta Angel - Meu início profissional em Portugal foi muito difícil. Após muita distribuição de currículos por academias desisti de trabalhar na minha área pois me faltava o principal: o famoso QI (quem indique), pois ninguém me conhecia de nenhum lado. Tentei muitas coisas: trabalhar em lojas de Shopping, pois já tinha trabalhado em lojas famosas no Brasil, mas me disseram que eu não tinha mais idade (já era velha, na época com 34 anos, acreditem!), tentei as cestas decoradas e oferecer serviço de passeios com cães mas eram idéias muito modernas onde moro (Porto).
Após meses de tentativas consegui um emprego temporário de 4 meses num escritório, graças a uma entrevista e um currículo invejável (bem, tive que “exagerar” um pouco nas minhas habilidades profissionais e ser uma verdadeira artista na entrevista pessoal!), consegui a vaga, mas passei um sufoco, pois tive que lhe dar com tudo aquilo e nunca tinha metido os pés num escritório, rsrsrs, o mais difícil era atender o telefone, pois apesar de falarmos o mesmo idioma o sotaque português é muito forte e eu trocava os nomes dos clientes na hora de transmitir os recados, foi uma loucura, mas consegui me safar.
Comecei com os balões sendo staff de uma amiga brasileira que me ensinou a utilizar balões de 5 e 11 polegadas para fazer guirlandas, colunas, e algumas esculturas tipo letras e corações. O resto foi fuçando na Internet, lendo e colocando em prática (com erros e acertos, é lógico). Descobri o Costa pela Internet, peguei o telefone e liguei para ele na cara-de-pau, batemos um papão e ele me indicou o grupo GBA, do qual sou membro desde o início de 2007.
Adorei entrar para o grupo, com meus novos amigos virtuais (alguns já conheci pessoalmente) é um local fantástico de trocas de experiências e também me faz sentir mais perto do meu país.
Em Setembro de 2007 fui ao Brasil especialmente para fazer o curso do tal do Eduardo Seiti, um professor que me foi recomendado pela Andhréa (Duarte Balões – RJ), fui na expectativa, sem saber o que ia encontrar, bem, só posso dizer que foi fantástico, este “japa” é mesmo demais! Agora só penso em fazer cursos e mais cursos, rsrsrs.
Em Novembro de 2006 abri oficialmente a minha empresa “Angel Eventos e Insufláveis” com os serviços de Decoração com Balões e Aluguel de Insufláveis (tipo pula-pula), mas ainda faço trabalhos de staff eventualmente.

ESBD - Como é trabalhar com Balões em Portugal?
Marta Angel - Difícil, infelizmente aqui ainda não existe a “cultura dos balões” como acontece no Brasil. O português é muito tradicionalista e é muito difícil incutir novos hábitos, vê-se poucos trabalhos com balões. Além disso também são muito econômicos (digo mão fechada), acham nosso trabalho caro e a maioria prefere ir ao supermercado comprar balões, encher com a boca e amarrar com barbante e prender na parede…
Mas vou fazendo um trabalho aqui, outro acolá…vou levando…

ESBD - Qual a marca de balões que costuma utilizar e as decorações mais solicitadas?
Marta Angel - 95% dos balões que uso são Qualatex (prezo pela qualidade), 5% são balões nacionais (marca Látex Douro), que utilizo para largadas, quedas de balões e eventos de 1 dia.
As decorações mais utilizadas são as guirlandas de 1/2metros, colunas simples e arcos simples, uma vez ou outra uma escultura.

ESBD - Utiliza algum material proveniente do Brasil?
Marta Angel - Da última vez que estive no RJ comprei um pouco de balões Plasbol pensando nas decorações de longa duração, mas ainda não me solicitaram este tipo de decoração.

ESBD - Quais os temas mais utilizados em Portugal?
Marta Angel - Meninos adoram o Homem-aranha, as meninas gostam das Princesas, mais recente a Hello Kitty e Moranguinho e para os menores urso Puff e o Noddy (ídolo português)

ESBD - Quais os planos para o futuro?
Marta Angel - Apesar das adversidades pretendo continuar em Portugal. Aos poucos vou tentando trabalhar em parceria com outras empresas, tentando divulgar mais os balões.
Também quero entrar no mercado espanhol, o povo é mais moderno, mais aberto a novidades e de melhor condição financeira.
Pretendo dar continuidade a especialização, quero fazer o QBN e outros cursos com balões no Brasil com o mestre Seiti (o 1º professor a gente nunca esquece!) e com outros mestres também.
Espero em breve que as decorações com balões sejam mais aceitas em Portugal e poder colocar em prática tudo que aprendi no Brasil e divulgar o lindo trabalho feito por nós brasileiros.

Voltar à lista de entrevistas

Clique na foto para ampliar