Notícias  

Qual a diferença de designer de balões e artísta de balões?

Salve, salve amigos do ESBDE

Muitos me perguntam o que ser um designer.

Primeiro vamos conhecer o significado da palavra design.

Uma boa definição está na Wikipédia: design é uma atividade técnica e criativa, normalmente orientada por uma intenção ou objetivo, ou para a solução de um problema. Simplificando, pode-se dizer que design é projeto.

Ainda segundo Wikipédia, O design é também uma profissão, cujo profissional é o designer. Os designers normalmente se especializam em projetar um determinado tipo de coisa.

A palavra design pode ser considerada um estrangeirismo, por ter sido apropriada do inglês. Sendo assim, designer de balões, ou balloon designer é o profissional que desenvolve projetos, utilizando o balão como material.

Enfim, balloon designer é o profissional que faz projetos com balões. É o que ESBDE faz. É o que os alunos do ESBDE aprendem a fazer. Ufa.... Descobri a América. Aprendi que estou no caminho certo.

Direntemente do balloon designer, o artista de balão é quem faz arte, não necessariamente com a intenção da sua criação ser útil. A grande preocupação é que seja belo. Não há necessidade de projeto para permitir reprodução, não há preocupação com custo, nem com tempo de execução. A grande função do artísta é criar tendência, promover um evento de balão, criar polêmica, criar moda.

Definidas as diferenças, quem pretende abrir um negócio com balões, vender decoração, animação ou cenografia, o caminho é seguir para designer de balões. Quem pretende criar peças artísticas, expor seus trabalhos para mostras, criar peças publicitárias, o caminho é ser artísta de balão.

No Brasil temos grande artístas de balões. Talvez alguns dos melhores que o mundo já teve.

Também temos grandes designers de balões, muitos, e tem grande respeito ao redor do mundo. O Brasil soube manter um grupo de profissionais que executam muito bem esta função, ao passo que muitos países perderam seus designers por misturar design com arte com balões, duas coisas bem distintas. Hoje chamados de Twister decor, não tem função no mercado a não ser entre os apaixonados por balões, desenvolvem decorações que dificilmente conseguem ser comercializados.

Balloon Designer vende ilusão

Um bom balloon designer consegue transformar o ambiente., dando a ilusão que o seu cliente necessita. Esta semana vamos ver como aumentar ou diminuir a profundidade. Vejamos o ambiente abaixo

É um espaço qualquer. Se desejamos mudar a perspectiva de um visitante para que pareça mais profundo, colocamos peças distanciadas de forma não uniforme. A distância entre o primeiro/segundo é menor que entre segundo/terceiro. A distância entre o segundo/terceiro é menor que entre terceiro/quarto, e assim sucessivamente. A distância vai diminuindo a medida que a peça fica mais longe. Assim aumentamos a profundidade.

Para o efeito contrário, aumentando a distância entre as peças, dará ao visitante a ilusão que a profundidade é menor, como na foto abaixo.

Note que a distância foi auemntando a medida que a peça fica mais longe. Isto fará com que o ambiente fique mais "curto".

Nas duas fotos, a primeira peça dos dois cenários foram colocados no mesmo ponto.

Futuramente vou apresentar outras técnicas de ilusão, imprescindíveis para um balloon design.

 
 
 
Home      Outras Notícias